Olá!

 Acabaste de entrar no sítio Riscos e Rabiscos: sê bem-vindo(a)!

 

Ícones

Este sítio reúne actividades e exercícios relacionados com a escrita criativa. Para isso contamos com a tua ajuda. Colabora com o nosso sítio: participa nos desafios, torna-te um escritor e envia-nos os teus trabalhos para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Sempre que quiseres podes ilustrar as histórias, gravá-las em áudio e enviar-nos. Todos os trabalhos serão publicados, devendo ser devidamente identificados (Nome [real ou fictício], idade, região). Os elementos recolhidos serão publicados na página Os nossos trabalhos

        Não existe um limite de idade para participar neste site, todos estão convidados. Participem, mostrem o vosso talento e a vossa criatividade.    

ATIVIDADES - Lápis

Personagem principal

           Imagina que és a personagem principal de uma história. Quais os teus companheiros de aventura? Que sonhos gostavas de viver?
           Podes utilizar como personagens os teus familiares, amigos, conhecidos e até os teus inimigos…
           Além disso, a história pode ter lugar em sítios que conheces bem como a tua aldeia/cidade, aquele parque que adoras, a tua praia preferida, algum lugar especial para ti…

           Depois, não te esqueças de nos enviar os teus trabalhos para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

ATIVIDADES - Caneta

Escolhe um número

 

 Tempo  Personagens  Locais
 0. Há muito tempo0.  Bruxa0. Ilha
 1. Quando as galinhas ainda tinham dentes1.  Pirata 1. Castelo 
 2. No Natal2.  Sol 2.  Vénus 
 3. Na semana passada3.  Cobra3.  Rio 
 4. No tempo em que os príncipes percorriam o mundo salvando princesas 4.  Anjo 4.  Jardim Azul
 
 5. No futuro5.  Sapateiro5.  Cidade 
 6. No século XIV 6.  Criança6.   Torre em ruínas 
 7. Daqui a cem anos7.  Extraterrestre 7.   Mar
 8. Ao alvorecer8.  Sereia8.   Asteróide
 9. Há 200 anos9.  Princesa9.   Aldeia

           Constrói uma tabela semelhante a esta ou utiliza esta.
           Cada pessoa, ou de cada vez que jogares, escolhes um número de 000 a 999.
           Como podes ver, cada número corresponde a um tempo, a uma personagem e a um local. Assim, por exemplo o número 136 – corresponde ao tempo “quando as galinhas ainda tinham dentes” (número 1 na primeira coluna), à personagem “cobra” (número 3 na segunda coluna) e ao local “torre em ruínas” (número 6 na última coluna).
            Em seguida, deves, com base nestes elementos, construir a tua história.

            Ficamos à espera dos resultados!!! Envia-nos os teus trabalhos para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

ATIVIDADES - Aparo

Criando adivinhas

      Criar adivinhas é muito fácil: basta pensares num animal, sentimento, cor, fruto, fenómeno e depois descrevê-lo de uma forma misteriosa.
      Tenta tu também criar adivinhas. Para te ajudar colocámos dois exemplos abaixo. Se quiseres podes utilizar fórmulas de abertura como por exemplo Qual é a coisa, qual é ela… 

      Depois podes enviar-nos os teus trabalhos para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Quer de trás para diante
Quer de diante para trás
Sou ave de penas lindas
Não falo mas sou loquaz.
Arara

Ave sou e não voo
Tenho lã e não sou carneiro
Nessas duas palavras disse
O meu nome inteiro.
Avelã